/Tomar | Está aí o Grande Cortejo da Festa dos Tabuleiros em Julho de 2019
Festa dos tabuleiros 2019 -tomar

Tomar | Está aí o Grande Cortejo da Festa dos Tabuleiros em Julho de 2019

O Grande Cortejo da Festa dos Tabuleiros realiza-se este domingo, dia 7 de julho, em Tomar, prevendo-se mais de 750 tabuleiros no principal cortejo, disse a mordoma da festa, Maria João Morais. A Festa dos Tabuleiros é uma das manifestações culturais e religiosas mais antigas de Portugal e que realiza-se de quatro em quatro anos por decisão da população.

Decidida a realização desta edição em Abril de 2018, o número de tabuleiros que vão participar no cortejo e na bênção marcados para 07 de Julho, tendo em conta o “grande entusiasmo” em torno da festa, faz prever que possam “chegar aos 750 ou até um pouco mais”, ultrapassando os 690 da edição de 2015, disse a mordomo, em declarações à Lusa.

Festa dos tabuleiros 2019  tomar 2

A primeira saída da festa aconteceu a 21 de abril, domingo de Páscoa, com a Procissão das Coroas e Pendões do Espírito Santo, tendo o Cortejo dos Rapazes decorrido a 30 de junho, com a de participação de 1.200 crianças dos jardins-de-infância e escolas de primeiro ciclo do concelho.

Segundo a mordoma, tanto no Cortejo dos Rapazes, tradição retomada na festa de 1991, como no Cortejo dos Tabuleiros é notório um “entusiasmo crescente” da população mais jovem, exemplificando com a inscrição, no primeiro, de filhos de emigrantes tomarenses que se deslocaram propositadamente para o evento e, no segundo, de jovens que já só têm ligação ao concelho através dos avós.

Fonte : Medio Tejo