/Festival celebra as amendoeiras em flor de Castro Marim

Festival celebra as amendoeiras em flor de Castro Marim

O já tradicional Festival das Amendoeiras em Flor regressa a Castro Marim, no Algarve, para aliar a cultura e gastronomia, dando a conhecer a região.
Assim, a 01 e 02 de fevereiro, haverá os passeios pedestres por entre vales e ribeiras da serra algarvia para ver as ancestrais amendoeiras carregadas de flor.
Mas os visitantes poderão ainda visitar o mercado de produtos locais e assistir a recriações de artes e ofícios artesanais, que permitem conhecer ou reavivar memórias.
A animação de rua, o teatro, a música tradicional portuguesa (fado e folclore), os jogos tradicionais, os ateliers de pão, de queijo de cabra e plantação de amendoeiras, bem como a gastronomia tradicional, assente em produtos tradicionais da dieta mediterrânica, são outras atratições do Festival das Amendoeiras em Flor.
Em meados de janeiro a paisagem da serra algarvia transforma-se: para além do verde e do castanho, os campos são preenchidos pelos tons rosa e branco das amendoeiras em flor.
É uma das paisagens mais bonitas da estação e resultará num dos recursos endógenos mais procurados, mais versáteis e com mais potencial da região algarvia: a amêndoa.
“O Festival das Amendoeiras em Flor pretend ainda ajudar a incrementar o crescimento de mais plantações de amendoeiras, numa estratégia que procura rentabilizar as várias vertentes do produto, que pode passar pelas artes, desporto de natureza ou gastronomia”, sublinha a Associação Recreativa Cultural e Desportiva dos Amigos de Alta Mora (ARCDAA), organizadora do festival.
O evento é gratuito, mas os passeios pedestres têm o valor de 14 euros e inscrições limitadas. O preço inclui pequeno-almoço, almoço, seguro, abastecimentos e brinde. As crianças dos seis aos 12 anos pagam oito euros. As inscrições são feitas através do email arcdaa@gmail.com ou do contato 965 284 657.
Organizado pela ARCDAA com o apoio do 365Algarve, o Festival das Amendoeiras em Flor conta também com as parcerias da Câmara Municipal de Castro Marim, Junta de Freguesia de Odeleite, Associação Odiana e Associação Artística Satori e com a colaboração da ADRIP (Associação de Defesa, Reabilitação, Investigação e Promoção do Património Natural e Cultural de Cacela), da concessionária Mscar, da empresa de segurança Especial1 e da Escola de Hotelaria e Turismo de Vila Real de St. António.
O programa completo pode ser consultado em https://cm-castromarim.pt/site/sites/cm-castromarim.pt/files/eventos/documentos/cartaz_a3_programa_pt.pdf

Fonte Mundo Português