/Festa dos Santos Populares com foco na família e tradição lusa em Los Angeles

Festa dos Santos Populares com foco na família e tradição lusa em Los Angeles

A comunidade portuguesa de Artesia, em Los Angeles, celebra entre sexta-feira e domingo a Festa dos Santos Populares, com o tema “tradição, família e comunidade”, disse à Lusa a presidente do comité de festa, Corinne Costa.

O evento comemora o 47.º aniversário da Banda Filarmónica de Artesia e resulta da agregação de duas festas que anteriormente decorriam em junho e setembro, a primeira dedicada a São João e a segunda a Santo António.

“Agora é uma festa diferente, uma combinação de duas festas tradicionais”, explicou Corinne Costa, referindo que são esperadas várias centenas de pessoas em cada dia da celebração, tanto luso-americanos como de pessoas de fora da comunidade.

“As tradições podem ser celebradas por muitos e nós, como comunidade, aprendemos a apreciar as nossas tradições ainda mais quando vemos que pessoas de fora o fazem”, afirmou a responsável.

“Às vezes não nos apercebemos de como temos sorte por termos estas comunidades unidas que valorizam a religião, a família, as tradições”, disse, acrescentando: “É algo que tomamos como garantido, mas que não existe noutras comunidades”.

O tema centrado na família inspirou a composição da marcha, disse o mestre da filarmónica de Artesia, David Costa, explicando que esta terá “pais, filhos e netos”, com cerca de 70 elementos a partir dos 3 anos de idade. A letra ficou a cargo de Manuel dos Santos.

“A nossa comunidade sempre apoiou a banda filarmónica, que já faz 47 anos de existência, e oxalá continue por mais tempo e que mais pessoas queiram envolver-se”, afirmou o mestre da banda.

Os três dias de celebração incluem uma vacada, jantar de sardinhas, missa e procissão com as imagens de São João e Santo António, Rainhas e Aias, massa sovada com vinho e uma refeição gratuita de carne assada e feijão.

Além da marcha, haverá um concerto das filarmónicas de Artesia e Chino, outra comunidade luso-americana de relevo na Califórnia, que contará também com as bandas de dois liceus e uma escola preparatória, Cerritos High School, Gahr High School e Tetzlaff Middle School.

Segundo Corinne Costa, a inclusão das escolas “é uma forma de juntar a comunidade neste concerto e ter toda a gente a ver como as coisas estão conectadas”, já que vários jovens luso-americanos estão envolvidos nas bandas escolares e começaram a levar amigos e respetivas famílias a conhecer as tradições portuguesas.

“Muitos dos nossos filhos estão a casar-se com pessoas de outras comunidades e queremos ajudar a manter as tradições vivas”, acrescentou. “Para mim, é fundamental”, disse.

Os momentos musicais dos vários dias de festa vão ainda incluir o DJ Laureno Capote, o Grupo Folclórico de Artesia Retalhos Antigos e a banda “Generations”, que é nova na comunidade luso-americana e toca pela primeira vez numa celebração da cidade do condado de Los Angeles.

“É precisa toda a comunidade para fazer este evento, seja com ajuda financeira, com ajuda ou ir e participar”, frisou Corinne Costa. “Fazemos o melhor para organizar uma festa de que as pessoas se vão lembrar”, afirmou.

A Festa dos Santos Populares decorre na sexta-feira, no sábado e no domingo na sede do ‘hall’ português Artesia Divino Espírito Santo.