/Destaques da Semana: João Felix é o 5º Jogador Mais Caro da História do Futebol

Destaques da Semana: João Felix é o 5º Jogador Mais Caro da História do Futebol

DESTAQUES DA SEMANA
Por Emídio Tavares

João Felix é o 5º Jogador Mais Caro da História do Futebol

Negócio fechado nessa segunda à noite com o Atlético Madrid acionando a cláusula rescisória e apresentando ao Benfica as garantias bancarias para os 120 milhões de euros fixados pelo jogador João Felix (por conta do fair-play financeiro a transação só será oficializada no inicio de julho). Com isso o jovem atacante luso de 19 anos entra no ranking dos cinco mais caros jogadores transacionados no mundo do futebol, ultrapassando CR7 que foi para a Juventus por 117 milhões e ficando atrás apenas de Neymar (222 milhões), Coutinho (145 milhões), Mbappe (135 milhões) e Dembele (125 milhões). Pouco menos de 24 horas antes, estava tudo praticamente fechado com o Manchester City que pagaria 100 milhões pelo jogador e o emprestaria ao Benfica por 1 temporada suportando o seu salário negociado em 5 milhões de euros líquidos por temporada. A negociação só não foi concretizada porque na hora H os espanhóis acionaram a clausula rescisória e ainda melhoraram a oferta salarial para o atacante que recebera 6 milhões de euros líquidos por cada uma das cinco temporadas de seu contrato (mais de 2 milhões de reais por mês livres de impostos). Como clube formador o Porto recebera 1% da transação (1,2 milhões de euros). E embora a SAD encarnada negue, os jornais espanhóis garantem que o empresário Jorge Mendes recebera 30% do valor da transação. O simples vazamento da transação na mídia fez as ações da SAD encarnada dispararem na bolsa com valorização superior a 6% nessa segunda. A cláusula rescisória de João Felix com o Atlético será a maior do clube espanhol em toda sua história: 350 milhões de euros.

Cassilas se Aposenta, mas continua no Porto

Segundo noticiou a imprensa lusa nesse inicio de semana, o goleiro Cassilas, aconselhado por seus médicos, resolveu por um ponto final na carreira e se aposentar após infarto sofrido durante um treino da equipe. Especula-se que o goleiro almoçou com Pinto da Costa para informar sua decisão, sendo convidado pelo dirigente a continuar trabalhando numa outra função da equipe portista, ainda não definida pelo presidente.

A Superliga da temporada 2019/2020 terá sua arrancada na segunda quinzena de agosto com algumas mudanças relativas a datas dos jogos e horários. Será introduzido o horário de 12:45h para alguns jogos (horário de Lisboa); nas segundas apenas teremos jogos de equipes envolvidas em partidas das Tacas Europeias, e alem disso estuda-se também a utilização da tecnologia da linha do gol e ate da linha de fora de jogo, alem também da disponibilização de espaços nos estádios para torcedores que desejem assistir a partida de pé.

Critérios de desempate:

  Ponto 6 do Artigo 9.º (competições por pontos) do Regulamento de Competições da Liga Profissional de Futebol:
  «Para estabelecimento da classificação geral dos Clubes que no final das competições se encontrarem com igual número de pontos, serão aplicados, para efeitos de desempate, os seguintes critérios, segundo ordem de prioridade:
  a) Número de pontos alcançados pelos Clubes empatados, no jogo ou jogos que entre si realizaram;
  b) Maior diferença entre o número de golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes empatados, nos jogos que realizaram entre si;
  c) Maior número de golos marcados no campo do adversário, nos jogos que realizaram entre si;
  d) Maior diferença entre o número dos golos marcados e o número de golos sofridos pelos Clubes nos jogos realizados em toda a competição;
  e) Maior número de vitórias em toda a competição;
  f) Maior número de golos marcados em toda a competição»  A Liga determinou, no entanto, que durante a prova, para estabelecer a classificação,
aplicam-se apenas os critérios d) a f). Assim sendo, o confronto direto só será relevante no final.

ÚLTIMAS NOTICIAS

Benfica

Raul de Tomas, atacante de 24 anos do Real Madrid e que nas 2 ultimas temporadas actuou por empréstimo no Rayo Vallecano, esta sendo noticiado na Espanha como novo reforço do Benfica por 20 milhões de euros.

Belenenses Clube

Dentro os inúmeros processos do Belenenses Clube contra a SAD esta um por falta de pagamento ao clube pela SAD dos direitos de formação dos atletas formados na base. A intenção do presidente do clube agora é cortar de vez o ultimo vinculo com a SAD vendendo a terceiros os 10% que ainda detém de ações da empresa.

Portugueses no Exterior

Mesmo largando na 20a posição domingo passado na Catalunha, o piloto de Moto GP Miguel Oliveira conseguiu 4 pontos ao terminar a prova na 12a posição.

A Juventus anunciou essa semana que o nome técnico de CR7 será Maurizio Sarri, que acaba de deixar o Chelsea.