/AROUCA VAI TER CURSO SUPERIOR DE TURISMO

AROUCA VAI TER CURSO SUPERIOR DE TURISMO

O Instituto Politécnico do Porto, a Câmara Municipal de Arouca e a Escola Secundária de Arouca assinaram um protocolo para criar um curso técnico superior de Turismo a ser ministrado em Arouca, segundo informação avançada esta quarta-feira, de junho, pela Lusa.

O objetivo é criar um Curso Técnico Superior Profissional (CTeSP) em Turismo e Informação Turística, o primeiro com carácter universitário (de Nível V) a ministrar em Arouca e para o qual existem já sete pré-inscrições de estudantes locais.

De acordo com Margarida Belém, autarca de Arouca, o protocolo agora firmado com o Politécnico do Porto “vem responder assim a uma pretensão antiga” da autarquia, “num setor que atualmente tem uma expressão significativa não só a nível local, mas também regional e nacional”.

Segundo a autarca, “a qualificação dos recursos humanos é fundamental para a competitividade”, pelo que esta formação vem complementar a “excelência de produtos e património”, com a garantia paralela da “qualidade do serviço prestado”.

A autarquia assume a comparticipação das despesas de deslocação dos docentes do Politécnico do Porto até Arouca, até ao montante de 5.000 euros no primeiro ano e 7.500 no segundo.

Esta é a primeira vez que o Politécnico do Porto vai ministrar um curso próprio numa localização exterior, estando a formação ainda a aguardar autorização do Ministério do Ensino Superior.